Sobre picos e saltos

Picos de crescimento e saltos de desenvolvimento. Taí duas coisas que eu ignorava plenamente antes de virar mãe. Então descobri que em alguns momentos da sua vidinha, os bebês passam por transformações que podem impactar o sono, a alimentação, o comportamento. Até hoje tive duas consultas no posto de saúde com o Ben, e em nenhuma delas as médicas sequer mencionaram a existência destes picos e saltos.

Mas eu acho que essas informações deveriam ser amplamente divulgadas e compreendidas por profissionais de saúde e de educação, mas principalmente pelas mães. Imagina quantos julgamentos precipitados, quantas mães achando que têm leite fraco, quantos familiares achando que os bebês estão mimados, ou manipulando os pais, ou viciados em colo?

São tudo fases, e compreendê-las ajuda a saber passar melhor por cada uma delas. Por isso achei por bem trazer esses dois quadros que uma colega publicou no Facebook, e que aparentemente foram elaborados pelo pessoal do Grupo Virtual de Amamentação (não sei se é esse exatamente o nome do grupo, espero ter acertado!)

531333_539547779390899_907145684_n 734869_539058822773128_271342760_n

Anúncios

8 pensamentos sobre “Sobre picos e saltos

  1. Bacana vc ter divulgado isso, eu não tinha noção. É uma pena que existam tantas coisas assim e que os médicos não informam e mtas vezes por total despreparo mesmo, né? Por isso acho mega bacana o mundo dos blogs/grupos que podemos trocar informações.
    bjo!

  2. Se eu dependesse das informações dos médicos, não saberia 10% (eu até me arriscaria a dizer NADA) do que sei hoje sobre gravidez e parto… e olha que antes de engravidar eu ignorava o assunto completamente! Pelo visto vai continuar assim depois do nascimento. É realmente uma pena que os médicos nos deem tão pouca informação, por isso temos que ir atrás por conta própria mesmo! Continue compartilhando os achados, é muito útil 🙂
    Beijos!

  3. É isso mesmo, a gente tem que correr atrás de informação. Um dia minha filha recém nascida mamou por 4 horas. Isso mesmo, 4 horas sem parar, somente com pequenas pausas. Fiquei em pânico achando que tinha fome. E aí fui ver que estava passando por um pico de crescimento e que é totalmente normal.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s