Afinal, de quantos meses estamos?

Engraçado como no início da gestação eu era bem preocupada com as semanas, e até os dias que eu estava completando. Se perguntassem quantos meses, eu respondia: 14 semanas e 5 dias. Na verdade, não sabia direito quantos meses isso significava. Mas quando estamos assim no início, cada DIA conta!

Depois de um tempo, passei a responder em meses mesmo, arredondando. Cheguei à seguinte conclusão: setembro, seis meses; outubro, sete; novembro, oito; e dezembro, nove. Simples assim!

Só que quando chegar dezembro, as pessoas vão achar que tô passando do prazo já, afinal já vou estar com “nove meses”! E terei um mês inteirinho de “nove meses” pela frente (estou me preparando psicologicamente para ir até 41, 42 semanas…).

Primeiro, não sei quem inventou que a gravidez tem nove meses. O certo sempre foi 10 meses, ou 10 luas. Aprendi isso quando meu sobrinho nasceu prematuro, com 36 semanas e a gente pensava: ué, mas 4 x 9 não é igual a 36?? E então aprendemos que o certo são 40 semanas, e se cada mês tivesse 4 semanas, seriam 10 meses!

Tudo isso para mostrar essa tabela super explicativa que uma doula publicou no grupo de Parto Natural do Facebook hoje.

Tá explicado: daqui a três semanas entramos no mês 8!

Comente

