Recém-nascidos engatinham para mamar

Tu estás prestes a ver o que, na minha opinião, é um dos mais belos vídeos sobre recém-nascidos já produzidos. Mostra o quão perfeita é a natureza, e também serve de reflexão: será que nossos instintos não estão sendo subestimados? será que temos espaço no mundo atual para dar tempo ao tempo, para deixar a natureza agir? estamos dando a real importância aos primeiros minutos de vida de nossos bebês? não estaríamos banalizando os efeitos das medicações utilizadas no trabalho de parto? o quanto estamos perdendo no mundo quando banalizamos as cesarianas e a separação bebê-mãe nos primeiros minutos após o nascimento?

Um estudo separou bebês em grupos: bebês com contato ininterrupto com suas mães (parte teve trabalhos de parto com medicação, e parte teve trabalho de parto sem medicação), bebês separados de suas mães 20 minutos após o parto (parte com medicação, e parte sem medicação). O resultado analisado é impressionante. Quando a mãe não recebe nenhuma medicação durante o parto, e o bebê não é separado após o nascimento, ele consegue perfeitamente dirigir-se sozinho ao seio para mamar. Já bebês que sofreram medicação ao longo do parto, e foram separados de suas mães, não demonstram nenhum reflexo para a amamentação.

Veja com seus próprios olhos:

Em tradução livre:

1. Observe agora como um bebê em contato ininterrupto com a mãe, após o trabalho de parto sem medicações;  ele engatinha até o peito, encontra o bico e começa a sugar bem!

2. Bebês neste grupo de contato ininterrupto, após um trabalho de parto com medicações, não engatinharam até o peito; alguns daqueles que engatinhara, sugaram mal.

3. Agora vemos um bebê que não só foi removido para limpeza e medidas após 20 minutos, como também é fruto de um trabalho de parto com medicação.

4. Este bebê não tem senso de direção para a mama, mesmo quando a mãe tenta ajuda-lo; este bebê nunca “apegou-se”.

5. Bebês neste segundo grupo, que foram separados de suas mães mas não-medicados, tiveram uma má sucção em metade dos casos; se os bebês foram ambos separados e medicados, nenhum deles conseguiu suger direito.

6. O reflexo de andar/engatinhar permite ao bebê engatinhas até o peito; um bebê pode engatinhas até o peito por semanas, ou enquanto o reflexo se mantiver intacto.

7. O último bebê é deitado na mãe 10 horas após o nascimento; ela parece saber aonde está indo, e faz muito bem!

(esse vídeo foi divulgado na sexta-feira 19/10 no grupo Parto Natural no Facebook)

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Recém-nascidos engatinham para mamar

  1. Lindoooo o vídeo! RNs parecem uns bichinhos com a mãe, coisa mais linda de Deus!
    Mas reparei uma coisa… O 1o bebê já estava limpinho tb, pois não está sujinho de vérnix ou sangue. Quando recebemos o bebê em nosso colo pela 1a vez, ele não está limpinho desse jeito não…
    bjs

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s