Pai gestante

Estou lendo o livro “Quando o Corpo Consente”, de Marie Bertherat, Thérèse Bertherat e Paula Brung, que foi gentilmente escaneado e disponibilizado no blog Parto no Brasil. E quanta verdade tem nele, quanto aprendizado!

Trata-se do diário de gravidez de Marie Bertherat, comentado por sua mãe, a obstetra Thérese Bertherat e por sua parteira Paula Brung. Enquanto uma comenta as transformações pelas quais seu corpo e sua vida vão passando, as outras duas explicam cientificamente, e com base em suas experiências, o que significa cada transformação. Estou amando!

Nesse fim de semana cheguei ao quinto mês. Nesse mês, a Marie conta que foi pedida em casamento:

Eu não queria me casar. Não naquele momento. Não entendia porque o fato de esperar uma criança tinha de levar ao casamento. Mas Martin entendia com clareza. Ele é homem, e os homens não carregam o bebê na barriga, não o fazem crescer. De fato, não fazem muita coisa, pelo menos até o bebê nascer. Como é então que vão assumir o papel de pai? Aos próprios olhos e aos olhos dos outros? Quando se tratava apenas de amar a dois, bastava que nos disséssemos nosso amor e estávamos em condições de igualdade amorosa. Agora, o bebê existe, mas só está em mim. Embora seja de ambos. Compreendo o desassossego de Martin. Para ele, o casamento era o único meio de apropriar-se de nosso bebê.

“Quando o Corpo Consente” – página 50

Então, depois que li esse trecho compreendi que aqui em casa a reforma no piso, pintura de paredes, troca de móveis está sendo a forma como o Queridíssimo está se apropriando do nosso bebê. Ele não me deixa fazer praticamente nada, por causa do peso, ou do cheiro de tinta, ou do esforço… É uma obra praticamente dele, e está sendo feita no seu ritmo. Agora entendi 🙂

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pai gestante

  1. Nossa! Que linda essa análise! E parabéns pelo companheirão!
    Quanto ao livro, fui inserir aqui na minha lista de leituras futuras e verifiquei que já estava lá, só precisei subir alguns degraus de prioridade. rs
    Obrigada por compartilhar.
    Abraço.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s