Cesária x parto Normal

Esse mundo gestante internético tem umas coisas muito curiosas. Fóruns em sites e redes sociais, por exemplo, mostram a complexidade da fauna materna, a variedade de culturas e opiniões e histórias e diz-que-me-disse. Às vezes pego pra ler só pra rir um pouco. mas muitas vezes fico indignada quando leio, principalmente quando o assunto é via de parto.

Me impressiona a quantidade de pessoas desinformadas, e que, pior, recebem orientações desatualizadas e nem sempre adequadas da equipe de saúde que as acompanha. Hoje encontrei este quadro que mostra, em números, algumas das vantagens do parto normal em relação à cesárea. Não encontrei ainda nenhum infográfico do gênero mostrando quais as vantagens da cirurgia (além é claro, daquelas em que há real indicação).

Além de publicar aqui, e compartilhar no Facebook, postei esta imagem num dos fóruns de que participo no tópico “Sim ao parto cesárea”. Daqui a pouco vou dar um pulinho lá para ver as respostas inflamadas das defensoras da cesárea a qualquer custo.

(imagem: J. Press)

Anúncios

4 pensamentos sobre “Cesária x parto Normal

  1. Eu nem tô grávida ainda, mas já sou capaz de fazer um parto sozinha de tanto que já li e assisti sobre o assunto. Fico indignada de ter que explicar a pessoas que já gestaram e já pariram, e já deveriam supostamente ter conhecimento sobre o assunto porque eu vou “escolher sentir dor”. E pior! Ter que me calar (pra não ser A Louca no mundo real) quando a vontade que eu tenho é dizer: “Sabe, amigas, esses motivos todos que vcs tiveram para fazer uma cesárea de emergência “daqui a uma semana” não eram indicações reais. A maioria só se preocupa em decorar o quarto. Informção sobre o que é realmente importante delegam aos obstetras

  2. Eu nem tô grávida ainda, mas já sou capaz de fazer um parto sozinha de tanto que já li e assisti sobre o assunto. Fico indignada de ter que explicar a pessoas que já gestaram e já pariram, e já deveriam supostamente ter conhecimento sobre o assunto porque eu vou “escolher sentir dor”. E pior! Ter que me calar (pra não ser A Louca no mundo real) quando a vontade que eu tenho é dizer: “Sabe, amigas, esses motivos todos que vcs tiveram para fazer uma cesárea de emergência “daqui a uma semana” não eram indicações reais. A maioria só se preocupa em decorar o quarto. Informção sobre o que é realmente importante delegam aos obstetras…
    No dia 05/08 estão organizando marchas pela humanização do parto em diversas cidades. 🙂

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s