Achados de julho

Dia desses, em uma das comunidades de mães no Facebook, uma das mulheres deixou um recado para que as grávidas se informem bastante sobre amamentação antes de seus filhos nascerem. A maioria fica tão preocupada em garantir o parto normal/natural, que acaba não se preparando para esta etapa que também é importante, e cujos primeiros momentos podem ser determinantes para a experiência total de amamentação da mães e do filho.

Sem saber por onde começar, pedi para que as outras participantes do grupo me indicassem links onde eu pudesse me informar melhor. Eis então a lista de “achados” (que mais estão para “presenteados”) de julho:

Instituto Fernandes Figueira: órgão da Fiocruz dedicado à pesquisa sobre o bem estar de mulheres e crianças. O site reúne uma série de pesquisas, artigos e notícias sobre o tema. Na busca pelo termo “amamentação” podemos encontrar informações valiosíssimas.

La Leche League: Ong Internacional voltada para o incentivo à amamentação. No Brasil, temos A Liga do Leite em Brasília e Maceió. Em geral, realizam reuniões, auxílio a mães com dificuldades em amamentação, visitas domiciliares e, claro, divulgação sobre amamentação.

Mitos frequentes sobre amamentação: algumas explicações sobre “leite fraco”, mastite, tempo de duração das mamadas, pouco leite, relactação, chupetas e mamadeiras, complementos.

Posso Amamentar: Site da consultora em amamentação Bianca Balassiano Najm. Tire suas dúvidas e receba o apoio necessário para continuar oferecendo leite materno ao seu filho durante situações adversas como: fissuras mamárias, empedramento, mastites, internações hospitalares e a volta ao trabalho.

Amamentação: Importante saber: uma série de perguntas mais frequentes sobre amamentação. Bem didático. Esse vídeo aí de cima, tirei de lá.

Grupo Aleitamento Materno Solidário no Facebook: assim como muitos grupos de mães, pode ajudar a sanar dúvidas na medida em que vão surgindo. E, assim como muitos grupos de mães, é prudente ter um bom filtro para não achar que é tudo verdade.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s