Por que meninos usam roupa azul e meninas, rosa?

Vocês sabiam que até o século 19 não tinha essa de roupinhas de bebê para meninos ou para meninas? Todos usavam vestido branco até os quatro anos, e sapatinho estilo boneca. Isso porque as roupas eram caras, e acabavam sendo usadas por todas as crianças da família.

Foi nos EUA que começou a haver essa separação, mas curiosamente, o rosa era para meninos, e o azul, para meninas.Depois, misteriosamente, isso se inverteu… Eu não sabia disso… aprendi hoje lendo a coluna de Clarice Reichstul, para a Folhinha.

E, como ela mesmo diz, adotamos essa prática dos americanos que acaba saindo caro, já que ao escolher rosa para meninas e azul para meninos, optamos por fazer todo um enxoval novo para cada bebê da família que nasce!

Eu, particularmente, não curto muito esse negócio exagerado, principalmente de rosa para meninas. mas dizem que quando tu colocas a primeira roupinha rosa na tua filha, é amor a primeira vista e não queres mais outra cor! Aqui em casa já decidimos que o quarto vai ser colorido, antes mesmo de saber o sexo!

7 pensamentos sobre “Por que meninos usam roupa azul e meninas, rosa?

  1. Nunca fui muito chegada no rosa, nem meu marido. O quarto da Luna é lilás, mas os móveis TODOS brancos. Quando tivermos outro, se for menino, realmente teremos que repintar o quarto, para uma cor mais neutra, mas esta será a única mudança. Acho quarto colorido lindo, dá pra fazer cada coisa! Depois coloque fotinhos aqui.
    beijos,
    Aline.
    http://www.decaronanacegonha.blogspot.com

  2. Parece que esta história não é tão misteriosa não. É verdade que antigamente o rosa/vermelho era usado nos meninos e o azul nas meninas, mas em alguma guerra ou batalha usaram o azul no uniforme dos soldados, e então se converteu que o azul era masculino e o rosa/vermelho para meninas, então inverteu-se uma tradição bem antiga. Vi isto outro dia em um vídeo sobre feminismo e achei bem interessante como as coisas são influenciadas por regras sociais novas. Enfim, é interessante, mas não acho tão regra assim não. Adoro colocar vermelho no Arthur e até uso bastante azul, mas sem regra e sem exigência. Amo meninas de rosa, mas acho que elas também ficam lindas de azul ou verde.
    beijos e boa sorte

  3. Eu acho que criança deve usar roupa colorida e divertida! Esse negócio de uma cor pra um e outra pra outro é muito sem graça… pra quê entaõ existem toda a abundância de cores desse mundo??

    • Pois é, eu também acho! Sou meio contra personagens, roupas de meninos cheias de números e rabiscos e roupas de meninas exclusivamente rosa/roxo.
      Mas já reparou que é só completarem 4 anos e elas só querem usar essas cores? Acho impressionante…
      Beijos!

  4. Pois pior que a determinaçao de cores, para mim sao os comportamentos, brinquedos e atividades exclusivos para cada gênero! Quem disse que guria nao pode brincar de carrinho, ou que guri nao pode brincar de casinha? Porque elas têm que ser mais tranquilas e comportadas, e eles devem ser moleques e travessos? Cabe aos pais deixarem as escolhas aos filhos, deixarem que experimentem de tudo um pouco, para que eles mesmos definam as suas preferências, aos 4, 10 ou 20 anos!
    E sim, amo as roupas coloridas para todos os sexos e idades… 😉

Comente

