Para fortalecer o períneo

Se tem uma coisa que eu sou nessa vida é prevenida. Detesto que algo saia errado, ou prejudicado, pois não tomei alguma medida recomendada no passado. Coisas como passar protetor solar (tanto na praia quanto diariamente no rosto), beber água junto com álcool (ou tomar aquela pilulinha que evita ressaca), não começar a fazer um trabalho em tempo hábil para entregá-lo,  beber muita água durante o dia (se não, à noite tenho muita dor de cabeça). Essas coisas, de curto, médio e longo prazos, que ajudam a evitar dores de cabeça no futuro.

Por isso, fiquei surpresa e contente quando minha professora de pilates mudou algumas atividades na aula especialmente pra mim. Logo no primeiro dia que contei pra ela da gravidez (eu estava muito preocupada de ter um novo aborto, e falei isso pra ela), ela me passou um exercício para fortalecer o períneo. Ficaria muito frustrada comigo de algo desse errado no meu sonhado parto normal, caso tenha alguma dificuldade relacionada a essa parte do corpo.

O períneo, área entre a vagina e o ânus, faz parte do assoalho pélvico, conjunto de músculos responsáveis por sustentar a bexiga, o útero e o intestino, e controlar os músculos que fecham a vagina, o ânus e a uretra.


(imagem daqui)

O exercício que ela passou é muito simples e pode ser feito a qualquer hora do dia. Pesquisando, descobri outros exercícios e descobri também que é aconselhável fazer três vezes ao dia e nas três posições (deitada, sentada e em pé), para fortalecer ainda mais os músculos. O legal é que dá pra fazer a qualquer hora, qualquer lugar. Inclusive no meio da tarde em horário de trabalho!

Exercícios para fortalecer o períneo

  • Contrair os “países baixos” como se tivesse com muita vontade de fazer xixi, e não pudesse. Deitada, respirar fundo e soltar o ar enquanto contrai. Segura, e respira novamente sem relaxar. Aí solta o ar enquanto relaxa. Fazer isso seis vezes, parar e voltar a fazer mais seis.
  • Tentar interromper o xixi enquanto sentada no vaso. Se conseguir, significa que estão sendo utilizados os músculos certos.
  • Exercício do elevador: fazer contrações em tempos (contrai, contrai relaxa, relaxa).
  • Supercontração: manter a contração pelo máximo de tempo que puder, sem prender a respiração, relaxando aos poucos.
6 pensamentos sobre “Para fortalecer o períneo

  1. Fiz yoga algumas vezes quando estava grávida da Luna, porque também queria muito ter parto normal. E a professora, amigona minha, me passou alguns exercícios. Cheguei e fazer algumas vezes, mas é algo tão incomum no nosso dia-a-dia que me incomoda; é estranho e não gosto. Mas foi ótimo ler este post, pra começar a treinar desde já, afinal, sabemos que ajuda até no sexo né?
    Beijos

  2. minha professora de ginástica disse que, para alongar o períneo (também é importante), a melhor forma é ficar de cócoras. Boa sorte!

Comente

