Aprendi a não ter pressa

Waiting.
Quando minha menstruação não veio láá em janeiro, eu até coloquei um post aqui dizendo que estava com 3 dias de atraso. Já no segundo dia fui à farmácia e comprei dois testes e fiz os benditos no 3º e no 4º dias.

Deram negativo, o que aumentou a apreensão. O beta hcg também deu negativo, e assim foi o outro beta que fiz, depois de ter ido ao médico com 5 dias de atraso. Bateria de exames, ultrassom, remédio pra menstruação vir… tudo se seguiu nas semanas seguintes.

Até que com 3 semanas finalmente o exame de farmácia positivo e aconteceu tudo aquilo que vocês já me ouviram leram contar.

Enfim.

Quando começou o sangramento, tudo era espera. Por mim, eu iria todos os dias ao plantão da maternidade fazer ultrassom, e ao laboratório acompanhar a evolução do beta hcg.

Mas não… eu tinha que esperar tantos dias pra isso, e tantos outros dias praquilo… e tudo em repouso, o que fazia a espera ficar ainda mais difícil… Espera 5 dias pra um novo beta, espera 5 horas para o resultado, espera 6 dias para a consulta com a nova médica… espera o sangramento cessar…

Mas então eu fui percebendo que os dias chegavam, e esperar nem tinha doído (tanto!). Aprendi que os dias vão chegar a seu tempo (precisamente a cada 24 horas), e que a ansiedade só iria atrapalhar as coisas.

E aí eu escolhi o médico (<3) e só tinha consulta para dali a quatro semanas. E eu esperei. Pacientemente.

E o dia chegou.

Ao final da consulta, ele perguntou se eu tinha alguma dúvida. Então perguntei:

– Tá, e quando minha menstruação atrasar, o que exatamente eu faço?

– Quando a sua menstruação atrasar, segure a sua ansiedade. Espere duas semanas (!!) e aí então faça o teste. Pode ser de farmácia mesmo, que se for pra dar positivo, ele não vai errar. E então, se der positivo, você liga aqui para marcar uma consulta.

– Mas doutor, quando eu ligar vai ter vaga só para dali um mês!

– Não tem problema. Segure essa ansiedade. Quando chegar o dia da consulta, você vai estar com mais de seis semanas, vai dar para fazer o ultrassom e já vai dar para ver o bebê. Fazer tudo com pressa, muito no início, pode dar falso negativo, não vai dar pra ver nada no ultrassom; tudo isso só atrapalha as coisas e pode trazer sofrimento.  Faça tudo com calma!

Bela lição. O que ele disse foi exatamente o que aconteceu no período pré aborto.

E assim eu aprendi a esperar!

(foto daqui)

8 pensamentos sobre “Aprendi a não ter pressa

  1. Pois é De, o que mais preciso nesse momento é aprender a esperar… No meu caso, são meses, talvez até mais de um ano. Isso para começar a TENTAR. Não posso largar o AC agora pois sei que ainda tem muita coisa pra ajeitar, moramos num apÊ muito pequeno (MUITO mesmo, não é frescura rs), e seria inviável criar um filho lá. Tenho que terminar a facul (este ano, se Deus quiser!), daí meu salário vai melhorar e as coisas vão ficar mais propícias.

    Mas tem horas que é difícil, sabe! Pior do que ter essa obsessão, é me culpar por tê-la, me culpar por simplesmente não ser “normal” como as outras mulheres que querem “curtir” a vida sem filhos, que não vêem esse período pré-maternidade como um fardo, mas sim como uma etapa muito gostosa da vida.

    Enfim, não vou ficar te enchendo com meus devaneios e lamúrias, um dia faço um post sobre isso lá no meu blog, pois afinal esse comentário já está quase virando um rsrsrs sorry!

    Beijos e parabéns pela “lição” aprendida

    • Oi Laila, nem se preocupe em escrever por aqui.
      Eu me identifico muito com teus “devaneios” com a diferença que eu tinha essa obsessão, mas não falava pra ninguém… aproveite que tem o blog e as caixas de comentários dos blogs, pra falar, ajuda! Antes de parar definitivamente a pílula, eu tb vagueava pelos blogs alheios, mas nunca escrevi sobre isso, nem conversava, era bem mais reprimida minha obsessão!!
      Beijos

  2. Olá! Nunca comento mas sempre leio, hoje resolvi te escrever…
    Como minha mãe sempre diz: nada como um dia após o outro e uma noite no meio…
    Teu blog é uma delícia de ler! Bem escrito, engraçado, romântico…
    Espero e troço para logo logo ver um post anunciando a chegada do beibo ou beiba!
    Tu é do sul?

    um beijão e ótima semana!
    Vanessa – mãe do gurizinho Arthur
    RS

    • Oi Vanessa, sou de Florianópolis!
      Sempre tento escrever na segunda pessoa do singular, porque é assim que eu falo ahaha. Mas como passei um tempo em São Paulo, desaprendi a escrever o “tu”.
      Obrigada pelas palavras de incentivo!
      Beijos

  3. Acho que a grande lição depois do aborto (também passei por isso no início do ano) foi saber esperar. Fiquei 10 dias de repouso absoluto, depois mais não sei quantos dias de sangramento, mais tantos dias para expulsão do embrião etc. Já passei horas me perguntando se seria melhor ter esperado mais para fazer o teste, para fazer o ultrassom e ainda não cheguei numa resposta satisfatória. São sentimentos contraditórios, pois ainda que o aborto tenha sido uma das piores experiências de vida, ainda assim, as semanas que passei grávida, foram bem felizes. Acho que repetiria tudo igual.
    Bem, a partir de hoje, sou uma nova tentante oficial, a cartela do AC terminou ontem e agora, só nos resta esperar mesmo.

    • Oi Jaciara, parece que passamos exatamente pelas mesmas coisas!
      A única diferença é que eu peguei o positivo exatamente no 1º dia de sangramento. Então não cheguei a absorver a ideia da gravidez plenamente.
      Pra mim, foi melhor assim!
      Beijos!

  4. Adoro seu blog. conheci no MQD. Vou te dar uma dica pra essa ansiedade. Marque uma consulta com seu médico (pra quando tiver vaga). quando chegar perto do dia da consulta ligue e remarque e assim sucessivamente até chegar o dia de tu estas com BHCG.

    Eu faço isso desde fevereiro. Pois moro no interior do AM. Minha GO fica em Manaus. Se eu for esperar ir pra manaus pra marcar consulta, só pra daqui a dois meses. Então quando chega perto do dia ligo e desmarco. A próxima e pro dia 10 de maio risos.

    Beijos

Comente

