Brincadeira: a linguagem da infância [Revista E – SESC SP]

Brincadeira é coisa séria. É a maneira que a criança tem de interpretar e assimilar o mundo. A Revista E, do SESC SP, trouxe este mês dois artigos que reforçam a ideia de que brincar propicia muito mais beneficios do que imaginamos para as crianças.

Brincadeira: a linguagem da infância



Ilustrações: Marcos Garuti

Quando se pensa no universo infantil, brincar é coisa séria. É por meio de jogos, fantasias e, sobretudo, da criatividade que as crianças se relacionam entre si e com o mundo. Além do caráter lúdico, essas atividades estimulam o divertimento e o aprendizado dos pequenos.

Em artigos inéditos, as educadoras Adriana Friedmann e Santa Marli Pires dos Santos debatem a importância do brincar e analisam como cantigas e brinquedos tradicionais, que carregam a cultura brasileira em suas raízes, incentivam o desenvolvimento da criançada.

“Brincadeiras e jogos trazem à tona valores essenciais dos seres humanos; dão lugar a uma forma de comunicação entre iguais e entre as várias gerações; são instrumentos para o desenvolvimento e pontes para diversas aprendizagens” – Adriana Friedmann

“O brinquedo é apenas um objeto (real ou virtual) que ganha magia nas mãos da criança. Pode ser um objeto tosco ou rústico como pode ser um produto bastante elaborado” – Santa Marli Pires dos Santos

>>continua aqui

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s