Que no te apuren

Apressarias a saída do Sol?

Essa é a pergunta da campanha “Tenemos Derecho”, da associação argentina Dando a Luz. Assim como o Sol tem seu tempo para nascer, mulheres e bebês têm seu próprio tempo e devem ser respeitados.

Trouxe esse video hoje depois que observei a trajetória de uma das minhas amigas que estava grávida.

Em seu chá de bebê com 36 semanas, estava muito em dúvida sobre o parto. Além do medo de sentir dor, sua médica não fazia parto normal, e por isso ela teria que procurar um novo médico na reta final caso não quisesse optar pela cesárea. E eu pergunto: que tipo de médico não faz parto normal? Fiquei chocada.

Enfim, me limitei a enviar para ela aquele trailer do Renascimento do Parto, na tentativa de mostrar algumas vantagens do parto normal. No dia ela agradeceu e disse que tinha ficado ainda mais confusa.

Algumas semanas depois, postou no Facebook (desnecessário comentar quão desnecessário é expor-se dessa forma nas redes sociais, certo?): “Confesso, sou menos forte do que pensei e a bebê nascerá de cesárea no dia tantos de janeiro.”

Bom, assim como quero ser respeitada em todas as minhas decisões, respeito a decisão de minha amiga. Acredito que cada mãe sabe o que é melhor pra si e, se ela não estava tranquila com o parto normal, ia ser ainda mais sofrido pra ela. Cada um sabe de seus limites, é dono de sua trajetória e responsável por suas próprias escolhas. Não julgo, apenas observo e extraio o que serve e o que não serve para mim.

Nessa história, dois fatos me surpreenderam:

Primeiro, o fato de que a médica incentivou o agendamento da cesárea pois a menina estava muito grande.

Depois, a bebê estava com nascimento previsto para o final de janeiro, e o parto foi agendado para 10 dias antes. Pra quê?

Concluindo: cinco dias após o parto, novamente no Facebook (!!!), a mãe comenta que estava triste pois o leite ainda não havia nascido. Mas não me espanta!

Comente

