Saúde garantirá teste rápido de gravidez em UBS [Agência da Saúde]

Olha que legal essa notícia! Imagina que a gente faça o teste de farmácia e, após o resultado positivo, possa ir até um postinho realizar o exame de BetaHCG gratuitamente e confirmar o positivo! Sem precisar de requisições e burocracias (que muitas vezes até o particular tem!)

Saúde garantirá teste rápido de gravidez em UBS

Ministério da Saúde, 19/12/2011 

Exame permite diagnóstico ágil e possibilita que a mulher comece o pré-natal assim que a gravidez é confirmada

As mulheres que buscarem assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) para confirmar a gravidez terão atendimento diferenciado. O teste será oferecido inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sete estados, o teste rápido de gravidez. O investimento do Ministério da Saúde para o financiamento dos exames – previstos na estratégia Rede Cegonha – chegam a R$ 312 mil e são destinados à aquisição de mais de 500 mil testes.

Os recursos, garantidos por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, foram direcionados, inicialmente, aos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. Esses estados estão com o plano de ação da Rede Cegonha finalizado ou em fase de finalização. Até 2014, serão mais de cinco milhões de testes financiados pelo governo federal, cujo investimento irá ultrapassar R$ 3 milhões e alcançará todo o país.

“Esse teste garante diagnóstico rápido e possibilita que a mulher comece o pré-natal assim que a gravidez é confirmada. Além disso, favorece ações de planejamento reprodutivo para as mulheres com resultado negativo de gravidez”, afirma a coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher, Esther Vilela.  O teste tradicional demanda de um a cinco dias para a conclusão do resultado. Já com o teste rápido, o resultado fica pronto, em média, cinco minutos após a coleta da urina.

REDE CEGONHA – A oferta de teste rápido de gravidez pelo SUS está inserida na estratégia da Rede Cegonha, que consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo bem como atenção humanizada durante a gravidez, o parto e após o nascimento do bebê. A rede também prevê, à criança, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A oferta do teste rápido de gravidez faz parte do componente de pré-natal da Rede Cegonha, cujo objetivo é garantir o acolhimento, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade do pré-natal. Nesse componente estão incluídas outras ações, como a qualificação do profissional de saúde que atua na Atenção Básica, a oferta do teste rápido de sífilis, a ampliação da oferta de outros exames durante a gestação e a visita à maternidade de referência durante o pré-natal, entre outras medidas.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Saúde garantirá teste rápido de gravidez em UBS [Agência da Saúde]

  1. Ai que maravilha! Tomara que dê certo mesmo! Agora, fiquei com uma dúvida: no texto diz que o exame da UBS será feito com coleta da urina, mesmo método do teste de farmácia. Será que a confiabilidade não é a mesma? Será que as chances de um resultado falso não são as mesmas? Pois se o exame de sangue continuar sendo o mais confiável e eficiente, acho q não vai adiantar. Bom, sei lá, devo ter entendido errado.

    Enfim, tudo q puder ser melhorado na saúde, principalmente na assistência às gestantes e bebês, é sempre benvindo!

    Fico feliz por estar em um dos estados cobertos.

    Bjs

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s